”A uma videira contei a vida inteira” – Idosos reviveram o tempo das vindimas
- Publicado por:
- Categoria: eventos

A equipa do CLDS4G de MANGUALDE, em parceria com a União das Freguesias de Tavares, o Centro Social e Paroquial de Chãs de Tavares, a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha e o Centro Social e Paroquial de Abrunhosa-a-Velha, dinamizou, no passado dia 7 de Outubro, uma atividade de combate ao isolamento social, com os idosos destas freguesias, intitulada “A uma videira contei a vida inteira”.
O dia começou com a reunião dos convivas na Quinta da Cerca, em Guimarães de Tavares. Em ambiente festivo, recolheram-se memórias da juventude dos idosos, de momentos passados nas vindimas. Posteriormente, estas imagens darão corpo a um pequeno filme para assim divulgar e preservar para as gerações vindouras, os hábitos e os costumes antigos ligados a esta atividade agrícola.
A atividade culminou com um momento de música tradicional, dinamizado pelo Sr. José Lemos e pela Sr.ª Jacinta, de Vila Cova de Tavares, e onde participaram todos os idosos. Seguiu-se um almoço tradicional, recheado de iguarias típicas da época das vindimas.
Esta iniciativa foi realizada com o objetivo de promover o envelhecimento saudável e a socialização, e dirigiu-se aos idosos que estão a ser acompanhados pela equipa do CLDS4G de Mangualde.
Um agradecimento à Quinta da Cerca, pela cedência do espaço e pela colaboração de todos os parceiros que quiseram juntar-se à nossa equipa e proporcionar assim, um dia diferente a quem se sente tantas vezes sozinho.
Mantendo o distanciamento exigido… continuamos próximos.

